quarta-feira, 29 de outubro de 2014

maratona animal

Sou entusiasta das causas voltadas aos direitos dos animais. Que eles pensam, sentem dor e se apaixonam são questões indiscutíveis para mim. Tampouco preciso de pesquisas científicas que me comprovem isso. Contudo, muitas vezes elas são necessárias para convencer os mais resistentes. Mas basta um rápido olhar para um dos meus cães para saber que a briga faz sentido. Até que todos os bichos do mundo voltem a sorrir J

Estimulada por uma lista que vi na Estante Virtual, resolvi fazer essa maratona literária. Vou ler vários livros que trazem os animais como tema principal. Afinal, como diz Antonio Candido, a literatura “manifesta emoções e a visão de mundo dos indivíduos e dos grupos; ela é uma forma de conhecimento, inclusive como incorporação difusa e inconsciente.”

E aí? Alguém se habilita a ir comigo nesta prova cheia de emoção?

A lista na Estante Virtual




2 comentários:

  1. Olá, Kátia.

    Eu entraria na maratona para ler alguns desses livros, mas no momento estou em outra maratona: dois anos lendo apenas livros britânicos, com direito a pouquíssimas e justificadas escapadelas.

    Sobre a "A Viagem do Elefante" que está na sua lista, eu queria dividir um curto "causo." Fiz uma viagem nada planejada a Lisboa recentemente. Mas essa falta de planejamento me fez ter a deliciosa surpresa de esbarrar com a Fundação José Saramago quando eu estava apenas caminhando sem rumo por um bairro para conhecê-lo. Obviamente entrei no prédio e vivi algumas horas de paraíso na Terra.

    Entre as relíquias lá guardadas, há cartas e diários escritos pelo José Saramago. Em um dos diários, ele comenta sobre uma palavra que ele queria utilizar no "A Viagem do Elefante." Acho que a palavra era "entendedeiras." Ele comenta que procurou a palavra nos dicionários, e não encontrou. Então ele conclui algo mais ou menos assim: "paciência. Vou usar essa palavra mesmo, porque é isso que um elefante tem: entendedeiras."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que máximo, Renan! Vou prestar atenção nesta palavra durante a leitura. E que passeio bacana! Fica a dica para quando eu for a Portugal. Muito obrigada :-)

      Excluir